Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Roberto Simonsen | SESI Ipiranga iniciou suas atividades em 1962, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono ROBERTO SIMONSEN

Nasceu em 18 de fevereiro de 1889, no Rio de Janeiro. Formou-se engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e viveu uma carreira pública destacada, como industrial, político, economista e educador.

Fundou a empresa de construção civil Companhia Construtora de Santos, em 1912. Foi vice-presidente fundador do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em 1928, e o responsável pela adaptação do parque industrial paulista à economia de guerra, deflagrada com a Revolução Constitucionalista de 1932. No ano seguinte, fundava a Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi professor da cadeira de História Econômica do Brasil.

Em 1935, assumiu a presidência Confederação Nacional da Indústria (CNI). No ano seguinte, presidiu a comissão de estudos sobre educação técnico-profissional, formada por diretores do CIESP. Em 1937 foi eleito presidente da FIESP e perdeu a cadeira de deputado com o Estado Novo. Conquistou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras como primeiro economista, em 1947, e elegeu-se senador por São Paulo, em 1948. Deixou publicadas inúmeras obras.

É patrono da Escola SENAI do Brás e do Centro de Atividades do SESI do Ipiranga, na capital paulista.

Leia também