Benefícios do Exame de Bioimpedância

Conheça a sua composição corporal através do exame de Bioimpedância.

25/03/201910:06- atualizado às 16:02 em 02/04/2019

O Que é o Exame de Bioimpedância

Quando você sobe numa balança para se pesar está vendo no visor indicativo de peso o resultado da soma de vários fatores como, por exemplo, a sua pele, músculos, gordura, ossos, órgãos, líquidos e massa corporal. Sendo assim somente verificando o seu peso total é difícil ter a noção exata de quanto será necessário reduzir de gordura ou líquido.

Há ainda a questão de que o peso varia bem rapidamente devido a retenção ou perda de líquidos. Para resolver essa questão foi criado o exame de bioimpedância, esse exame foi considerado pelo Conselho Latino Americano de Obesidade como um método seguro para avaliar a composição corporal de uma pessoa.

Qual a importância desse exame

Através desse exame é possível diagnosticar o quanto do peso do corpo é água, gordura e músculo. A partir do momento que se tem essas informações bem detalhadas é possível começar uma dieta realmente eficaz para o seu corpo, pois é possível determinar exatamente sobre qual fator é importante ter mais cuidado.

O principal benefício desse exame é exatamente oferecer a pessoa que precisa e deseja emagrecer a possibilidade de se concentrar nos pontos cruciais. 

Como é Feito o Exame de Bioimpedância

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que o exame de bioimpedância não é invasivo e é realizado rapidamente, além de ser indolor. Basicamente uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência passa pelo corpo. 

Pelo fato de que a massa magra conta com uma quantidade maior de água e eletrólitos ela é capaz de conduzir melhor a corrente elétrica do que a massa gorda. Dessa forma a partir desse exame é possível verificar qual é o percentual de massa magra e de massa gorda no corpo do paciente.

Tecnologia do Exame de Bioimpedância

Através do uso da sua tecnologia é possível calcular a porcentagem real que existe de gordura no corpo bem como a porcentagem de massa magra, a quantidade de água no organismo, o peso total, índice de massa corporal, taxa metabólica basal, valores de impedância de 50kHz entre outros.

O que é Composição Corporal

Nosso corpo é composto por gordura, massa sem gordura (magra) e água. A soma desses fatores é que o determina o seu peso corporal. Vale dizer que na massa magra do corpo estão inclusos os músculos, ossos, órgãos entre outros. Tanto o tecido magro como o tecido gordo possuem água.

O organismo saudável é aquele que possui uma proporção adequada de tecido magro e gordo. A proporção média ideal é a de aproximadamente 79% do corpo de tecido magro e 21% de tecido gordo. Porém, compreenda que essa proporção é válida tanto para determinar o limite de gordura no corpo como para determinar o limite de magreza. Não pense que ser extremamente magro é positivo, pois nem sempre.

(FONTE: QUALIDADE DE VIDA)

 

EQUIPAMENTO UTILIZADO AQUI NO SESI

Aparelho de bioimpedância – IN BODY 230

Especificação técnica: Tetrapolar com 8 Eletrodos

Capacidade de peso: 10 ~ 250 kg (a maioria suporta até 150 kg)

 

Monitora rapidamente a composição corporal:

Com a forma do gráfico do peso / massa muscular / massa de gordura corporal pode verificar facilmente o estado da composição e forma corporal.

 

Parâmetros para adultos:

  • Peso
  • Massa muscular
  • Massa gorda corporal
  • Água corporal total
  • Massa sem gordura
  • IMC
  • Percentual de gordura corporal
  • Relação cintura-anca (RCA)
  • Taxa metabólica basal (TMB)
  • Análise segmentar de gordura e músculo (braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita, perna esquerda
  • Controle muscular
  • Controle de gordura

Quer saber mais como funciona os exames de bioimpedância aqui no SESI Ipiranga?

Fale com a gente: Telefone: (11) 2065-0150 | E-mail: suipiranga@sesisp.org.br 

Leia também